• Breaking News

    sexta-feira, 13 de maio de 2022

    O GRANDE FRACASSO DO ACORDO DE ALVOR

    Acordo de Alvo

     O acordo de Alvor, foi um dos acordos mais destacados e mais marcante na libertação do povo angolano sob a escravatura dos portugueses, o mesmo, tinha tudo para decorrer como planejado, mais a ganância pelo poder e a falsidade que reinava dentre os três partidos polítocos na altura, levou tudo a perder e desencadeio a primeira grande Guerra Civil.

    Para melhor entendimento, começaremos a desenrolar essa materia, pelo primeiro partido político criado em Angola.

    PARTIDOS POLÍTICOS ENVOLVIDOS NA LUTA DA LIBERTAÇÃO DE ANGOLA


    Em Angola, o sistema escolar tem ensinado, que o primeiro partido político fundado foi o MPLA, que desde a libertação do povo angolano da escravatura detem o poder, como um cão, que matem um osso entre os dentes, sem a intenção de o largar, ou partilhar com alguém. Mas como tudo o resto, essa informação não passa de mais uma estratégia política do partido no em questão, para prolongar o seu reinado por séculos, enquanto a juventude angolana, vive em um mar de mentiras sem qualquer oportunidade ou acesso a verdade por trás do Acordo de Alvor.

    O primeiro Partido político em Angola, foi á FNLA que traduzindo seria "Frentre Nacional de Libertação de Angola". que tem as cores de sua bandeira em Branco, Vermelho e Amarelo, carregando uma estrela em branco no seu centro.

    Bandeira da FNLA
    • O mesmo foi fundado em 1954, por Álvaro Holden Roberto, com o nome de "União das Populações do Norte de Angola (UPNA)", e em  meiados de 1958 assumiu o nome de União das Populações de Angola (UPA)Em 1961, a UPA e um junto a um outro grupo anti-colonial, o Partido Democrático de Angola (PDA), constituíram FNLA.

    • A FNLA foi um dos movimentos nacionalistas angolanos durante a guerra anticolonial de 1961 a 1974, juntamente com o MPLA e a UNITA. No processo de descolonização de Angola, em 1974/1975, bem como na Guerra Civil Angolana de 1975 a 2002, combateu o MPLA ao lado da UNITA. Desde 1991 é um partido político cuja importância tem vindo a diminuir drasticamente, em função dos seus fracos resultados nas eleições legislativas de 1992, 2008 e 2012.

    Depois da fundação da FNLA, foi fundado o Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA, isso em 1954 por...

    União Nacional para a Independência Total de Angola, mais conhecida por seu acrónimo UNITA, foi fundada 1966 por dissidentes da FNLA e do GRAE (Governo de Resistência de Angola no Exílio), de que Jonas Savimbi, fundador da UNITA, era ministro das relações exteriores.

    • Durante a guerra Civil Angolana a UNITA recebeu ajuda militar principalmente dos Estados Unidos e da África do Sul, enquanto que o MPLA recebeu apoio da União Soviética e seus aliados. Desde o fim da Guerra Civil em 2002 a UNITA abandonou a luta armada, convertendo-se num partido político.

    O ACORDO DE ALVOR

    Ao fim de vários dias de negociação, foi assinado a 15 janeiro 1975 um acordo entre os participantes da cimeira que teve lugar no Hotel Penina, na vila do Alvor, no Algarve. O encontro juntou a delegação do estado português com as dos três movimentos que lutavam pela independência de Angola, ou seja, o MPLA, a FNLA e a UNITA.

    No documento final, Portugal reconheceu o direito de Angola à independência, que seria proclamada a 11 de novembro desse ano, e os três movimentos como os legítimos representantes do povo angolano. Ao longo de 60 artigos, ficaram definidos vários aspetos do compromisso, assumido por todos, de participação num governo de transição até à realização de eleições, em outubro. O texto termina com uma nota de otimismo, afirmando que os participantes, e cito, “realçam o clima de perfeita cooperação e cordialidade em que decorreram as negociações e felicitam-se pela conclusão do presente acordo, que dará satisfação às justas aspirações do povo angolano e enche de orgulho o povo português”.

    O GRANDE FRACASSO DO ACORDO DE ALVOR

    A ida de tropas cubanas para Angola antes de 11 de Novembro, portanto antes da independência, pode ser considerada uma traição ao AcordoEm uma declaração de Pinheiro de Azevedo, Dr. António Agostinho Neto afirmou que: 

    O Alvor é o maior disparate histórico que se vai fazer sobre Angola”.

    Com base nessa declaração, podemos afirmar que tudo que ocorreu anos depois, já estava pré-visto pelo Presidente no poder na época. Ainda nas palavras de Pinheiro Azevedo podemos constatar fielmente, que o Camarada Agostinho, nunca teve a intenção de paratilhar o poder com os seus irmão de batalha, desde já ele queria o poder só para si e mais ninguém, por esse motivo ele solicitou as tropas Cubanas, muitos antes da proclamação da “independência Angolana”, o Acordo de Alvor, não passou de uma grande faixada para ludibrilhar os demais involvidos.


    Obs: materia ainda em desenvolvimento:


     



    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Fashion

    Beauty

    Culture